“Tenho vocação para a vida religiosa?” Muitas pessoas se fazem essa pergunta, mas não têm uma ideia clara do que é uma vocação religiosa ou como determinar se a possuem.
Ao buscar aconselhamento, podem ouvir que a vocação é algo muito pessoal; que Deus esclarecerá a questão, deixando-lhes sem dúvidas sobre qual é a sua verdadeira vocação. Dizem-lhes para orar e ouvir em silêncio, para discernir a vontade de Deus para suas vidas.
No entanto, o que é uma vocação religiosa e como saber se alguém a possui ainda é um mistério para muitos. Por isso, esclarecemos aqui neste conteúdo os principais aspectos que podem ajudar a entender melhor o conceito de vocação religiosa.
O que é vocação religiosa?
A palavra “vocação” vem do latim “vocatio”, que significa “chamado”. Na linguagem teológica, uma vocação vem de Cristo. Ele chama algumas pessoas a segui-lo no sacerdócio ou na vida consagrada, dando-lhes as graças de que necessitam para reconhecer este chamado, responder a ele e permanecer fiéis por toda a vida ao chamado especial que receberam.
A vocação, portanto, é a graça do convite. Quando a graça da vocação religiosa é acolhida livremente e vivida com generosidade, ela se transforma em um compromisso verdadeiro.
As vocações nascem da livre escolha de Deus por certos indivíduos, enquanto o compromisso surge da nossa escolha de cooperar com as graças recebidas. Sem vocação, faltaria a graça necessária; sem compromisso, essa graça permaneceria improdutiva, incapaz de produzir frutos na vida espiritual ou apostólica.
Todos têm uma vocação?
Sim, todos fomos criados por Deus com um propósito e um fim.
Deus quis um plano único e irrepetível para cada um de nós, desenhado desde toda a eternidade: “Antes que te formasse no ventre materno, Eu te escolhi; antes que saísses do ventre materno, Eu te consagrei” (Jeremias 1:5).
O Catecismo da Igreja Católica fala da vocação à bem-aventurança, em suma, à santidade, à união com Deus que nos faz participantes da sua felicidade e que nos ama total e incondicionalmente.
A vocação comum de todos os discípulos de Cristo é a vocação à santidade e à missão de evangelizar o mundo.
Dentro desta vocação religiosa comum, Deus convida cada um a percorrer um caminho específico de vida junto com Ele. Alguns são chamados ao sacerdócio ministerial, outros à vida religiosa e, outros, os leigos, são chamados a encontrá-lo na vida cotidiana, quer vivendo o celibato, quer pela vocação ao matrimônio.
Como posso saber qual é a minha vocação?
A melhor maneira de discernir a sua vocação religiosa é na oração.
Oração, em termos simples, é ter uma conversa real com Deus. Passe um tempo tranquilo com Deus refletindo sobre o chamado Dele para sua vida. Não procure por uma mensagem grandiosa, como: “É isso que você deve fazer! ” Deus geralmente não se comunica assim.
Reserve um tempo todos os dias para falar com Deus sobre o plano Dele para você. Você pode orar na igreja da sua paróquia ou em um lugar privado. Você pode escolher ler as Escrituras ou escrever em um diário como um auxílio para esse processo. Deus quer falar com você, mas você tem que reservar um tempo para ouvir Sua voz tranquila. Não tenha medo de perguntar. Deus responderá.
Outro aspecto do discernimento é falar com outras pessoas que estão vivendo a vida para a qual você se sente chamado. Se você acha que está sendo chamado para a vida de casado, fale com um casal que você respeita sobre a vocação deles e como eles vivem essa vocação todos os dias.
Se você está sendo chamado para a vida de solteiro, pergunte a uma pessoa solteira sobre esse estado na vida. O mesmo vale se você acha que Deus pode estar chamando você para o sacerdócio ou para a vida religiosa com votos.
Falar com Deus e falar com aqueles que vivem uma vocação religiosa específica são maneiras de entender como Deus pode estar chamando você.
Conheça os tipos de vocação religiosa
Como você leu aqui, a vocação religiosa é para todos. Todos temos uma vocação, isto é, cada indivíduo é chamado a seguir um caminho de verdade e liberdade, até alcançar uma profunda realização humana. Em outras palavras, a verdadeira felicidade vem de se tornar aquilo que Deus deseja para cada um de nós.
Conheça os diferentes tipos de vocação religiosa:
Vida de casado
As pessoas casadas juram ser fiéis umas às outras durante o casamento. Os cônjuges estão empenhados em ajudar um ao outro a crescer em Cristo. Eles ensinam a fé cristã aos seus filhos e estão ativamente envolvidos na vida da sua paróquia.
Vida de solteiro
Acreditando que permanecer solteiro é a maneira certa de viver fielmente sua vocação, eles abraçam o celibato e também vivem sozinhos, com a família ou com outros solteiros. Eles ainda realizam atos de serviço aos outros e servem em sua igreja ou comunidade eclesial.
Vida consagrada
Um irmão ou irmã dedica sua vida à oração, ao trabalho apostólico e ao compartilhamento do Evangelho de Cristo. Os votos tradicionais de pobreza, de celibato e de obediência são centrais para a maneira como eles vivem sua vocação. Eles podem trabalhar em setores diferentes: educação, ministério da juventude, ministério pastoral, entre os pobres ou missionários em outros países e culturas.
Ministro ordenado
Um padre católico é um ministro ordenado da Igreja e vive sua vida em serviço total ao povo de Deus. Os padres são celibatários e aderem a uma vida de oração e ministério sacramental. Eles são professores da fé católica, proclamando o Evangelho, ministrando os Sacramentos e trabalhando para construir sua comunidade em adoração a Cristo.
Alguns têm medo de discernir sua vocação religiosa porque podem ser solicitados a fazer algo que não querem ou não pensaram. Mas esse não é o caso. Deus chama todos para segui-Lo, e as várias vocações da Igreja podem levar a uma vida de serviço frutífero a Deus.
Se você tiver alguma dúvida sobre o chamado de Deus para você ou quiser saber mais sobre a Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria, entre em contato! Ficaremos felizes em compartilhar nosso conhecimento com você.





