R"> Fundador – Cordimarianas
“Tenho sido nesta Fundação um simples instrumento nas mãos de Deus.”

Pe. Júlio Maria

Pe. Júlio Maria de Lombaerde, o início da história Cordimariana

Nosso Fundador, Júlio Emílio, nasceu no dia 7 de janeiro de 1878, em uma pequena aldeia na Bélgica, chamada Beveren, no município de Waereghen. Porém, seu nascimento sempre foi comemorado no dia 8 de janeiro, o dia de seu batismo, quando recebeu o nome completo de Júlio Emílio Alberto De Lombaerde. Seus pais foram José De Lombaerde e Sidônia Steeland.

Desde jovem, Júlio Emílio Alberto De Lombaerde sentiu uma forte inspiração missionária, um chamado do Espírito que guiou toda a sua vida. Essa inspiração se tornou ainda mais clara quando ele ouviu a pregação de um bispo sobre as missões africanas, na Igreja matriz de Torhout, por volta de 1894. Foi nesse momento que ele decidiu se dedicar completamente à missão e partir para a África, juntando-se aos Padres Brancos, a Sociedade dos Missionários de Nossa Senhora da África.

Durante seu tempo com os Padres Brancos, Júlio De Lombaerde recebeu formação missionária e adotou o nome de Irmão Optato Maria. Ele foi enviado a vários campos de missão, incluindo Maison Carrée, Iril-Ali, Medina, Beni-Mengallet, Arris e Notre Dame d’Afrique. Em seu coração, nasceu um novo desejo: tornar-se sacerdote.

Depois de um período de discernimento espiritual, nosso Fundador decidiu seguir esse chamado. Em 18 de janeiro de 1902, Júlio De Lombaerde partiu para Grave, na Holanda, onde foi recebido pelo Padre Berthier. Lá, completou seus estudos e, em 13 de junho de 1908, foi ordenado sacerdote junto a 12 companheiros. Recebeu o nome de Júlio Maria como membro da Congregação dos Missionários da Sagrada Família.

Entre 1910 e 1912, Pe. Júlio serviu em Wakken, na Bélgica. Ele foi superior do Seminário e pregava missões na França. Durante esse período, retornou à sua terra natal, onde reencontrou seu irmão Aquiles, que também se tornou sacerdote, e outros familiares. Foi também nessa época que ele começou sua carreira de escritor.

Suas leituras prediletas eram sobre Nossa Senhora, a quem amava com muito ardor. Além disso, era grande a sua fama de excelente orador. Por isso, Pe. Júlio Maria De Lombaerde atraía multidões por sua linguagem viva, clara e concreta. Dessa época, datam os excelentes livros que escreveu sobre Maria.

Nosso Fundador, Pe. Júlio Maria De Lombaerde, deixou um legado duradouro que continua a inspirar muitos de nós. Sua vida foi marcada pelo amor, dedicação e espírito missionário, servindo como um exemplo brilhante de como podemos viver nossa fé com profunda devoção e serviço aos outros.

Que a história do nosso Fundador, Pe. Júlio De Lombaerde, continue a nos inspirar e guiar em nossa jornada espiritual Cordimariana.

Pe. Júlio Maria de Lombaerde: Pelos Caminhos da Fé
“A EUCARISTIA é a renovação e a continuação da ENCARNAÇÃO.”
Pe. Júlio Maria De Lombaerde
Processo de Beatificação de Pe. Júlio Maria De Lombaerde

No dia 3 de janeiro de 2014, o Vaticano emitiu o “nihil obstat” (nada obsta) em relação à Causa de Beatificação e Canonização do Padre Júlio Maria De Lombaerde, MSF, notícia recebida com alegria pela Família Julimariana. Desde então, temo-nos mobilizado na organização de documentos, escritos e testemunhos de pessoas que conviveram e/ou conheceram o Servo de Deus Pe. Júlio Maria.

Quanto mais esforço e dedicação para divulgar esta Causa, maior razão encontrará a Igreja para Beatificar e Canonizar o SdD Pe. Júlio Maria De Lombaerde.

Como podemos divulgar a vida do Servo de Deus?

Rezando a oração pela Beatificação e Canonização, divulgando seus livros, publicando artigos em jornais, revistas e nas redes sociais, visitando o seu Memorial, em Caucaia-CE e em Manhumirim-MG, visitando o seu túmulo no Santuário do Bom Jesus, Manhumirim – MG.

Oração pela beatificação de Júlio Maria de Lombaerde

Ó Trindade Santa, vós que sois a fonte de toda santidade, nós vos louvamos por vosso servo, Júlio Maria De Lombaerde, que, assemelhando-se ao Cristo Eucarístico, cuidou do vosso rebanho com amor, zelo e doação.

E, deixando-se guiar pelo Espírito Santo, assim como a Virgem Maria, testemunhou a ternura missionária da Igreja.

Concedei-me, ó Trindade Santa, pela intercessão do Pe. Júlio Maria, a graça que vos suplico [pedir a graça]. E, se for Vossa santa vontade, dai que Pe. Júlio Maria alcance a honra dos altares, para a Vossa glória e para o bem de tantas almas. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

[Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.]

Com aprovação Eclesiástica:
Dom Emanuel Messias de Oliveira
Diocese de Caratinga-MG
Ao alcançar graças, favor avisar ao Instituto Pe. Júlio Maria de Lombaerde:
Memorial – Caucaia-CE

O Memorial Pe. Júlio Maria De Lombaerde, localizado em Caucaia-CE, é uma homenagem fundamental à história da Congregação Cordimariana, tendo Júlio Maria De Lombaerde como sua figura central.

O Memorial abriga pertences pessoais, obras publicadas e infográficos detalhando os marcos de sua trajetória.

Venha nos visitar e se inspire com a vida e obra deste santo missionário.

Rua Coronel Correia, 2718 – Centro, Caucaia – CE, 61610-004
Casa da Memória

A Casa da Memória Padre Júlio Maria De Lombaerde, abençoada em 27 de fevereiro, marca o centenário da história Cordimariana. 

A Casa da Memória, localizada em Macapá, serve para pesquisa e divulgação da vida do Pe. Júlio Maria, acolhendo todos os visitantes e oferecendo apoio e inclusão social, especialmente para famílias em situação de vulnerabilidade.

Venha nos visitar!

Endereço
plugins premium WordPress
Rolar para cima