
Maria ocupava um lugar importantíssimo e de destaque na espiritualidade missionária do Pe. Júlio Maria. Ele era uma alma envolvida pela Mãe de Jesus. Ela acompanhou e marcou toda a sua vida. Por conseguinte, a Eucaristia ocupava o centro de sua vida cristã, religiosa e sacerdotal. Ele mesmo escreveu: “ Aquele que ama sinceramente a Mãe de Jesus, adquire, pouco a pouco, um grande amor à divina Eucaristia”.
Fundando as Filhas do Coração Imaculado de Maria, propôs-lhe uma espiritualidade acendradamente mariana, que lhe extravasava do coração. Sendo “Apóstola da Mãe de Jesus”, a Irmã Cordimariana diariamente, realimenta sua espiritualidade mariana meditando os mistérios do Rosário ou através de outras formas de devoção que testemunhem seu amor a Maria e fortaleçam sua ação missionária.
“Pe. Júlio Maria legou às Filhas do Coração Imaculado de Maria, testemunho de profunda vida de oração, apaixonado amor pela Igreja, compromisso vivencial com a Eucaristia, amor aos pobres e seguimento a Maria com filial confiança”. ( Art. 17 Const.)
Formando almas marianas, lançando-as nos braços de Maria, formava Cordimarianas eucarísticas e as levava aos pés do Sacrário.
O Lema “AMOR E SACRIFÍCIO” adotou para as três Congregações que fundou. Evoca o dinamismo espiritual que Maria vivia, porquanto, ela soube amar e sofrer admiravelmente. Com seu Filho sacrificou-se pela humanidade. Pe. Júlio une “Amor” e “Sacrifício”, pois o sacrifício só tem sentido cristão, se for por amor a Deus e aos irmãos.