Eu vim aqui para que todos tenham vida.”

Com essas palavras, Jesus expressou seu desejo de promover a saúde e o bem-estar da humanidade. Ao se tornar um de nós, Ele demonstrou seu compromisso com a vida e a saúde plena para todos. Jesus se dedicou a curar, a aliviar o sofrimento e a trazer esperança às pessoas, mostrando compaixão e misericórdia em cada gesto.

A Missão das Cordimarianas na Saúde

“Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10).

Padre Julio Maria De Lombaerde, ao fundar a Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria nas selvas do Norte, em Macapá (PA), confiou às irmãs um importante legado: o cuidado com a saúde.

No contexto atual de nossa missão, as Irmãs Cordimarianas vivenciam o propósito deixado pelo Pai Fundador no Hospital Flávio Ribeiro Coutinho, em Santa Rita (PB).

O enfoque central da Missão Cordimariana na área da saúde, na vivência do Carisma da Compaixão e da Misericórdia, é o cuidado com a vida, onde quer que ela esteja ameaçada. Essa missão é vivida pelas Irmãs Cordimarianas no setor hospitalar, no cuidado com os pobres e na promoção da saúde. Ao mesmo tempo, pacientes e familiares são acompanhados pelas Cordimarianas na dimensão da fé e da espiritualidade.

A Missão Cordimariana na área da saúde envolve também o cuidado com nossa Casa Comum, o planeta Terra. Inspiradas pela Carta Encíclica do Papa Francisco, “Laudato Si” (2015), e pela Campanha da Fraternidade 2025, “Ecologia Integral”, as comunidades Cordimarianas Irmã Maria de Fátima e Irmã Maria do Divino Coração estão em parceria com escolas e ONGs, visando o cuidado com a terra, as plantas e o meio ambiente.

A Cordimariana dedica sua vida à missão e aos cuidados com a saúde, fundamentada no projeto de Jesus Cristo: “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10).

Projeto Cordimariano de Evangelização na Área da Saúde

Hoje, as Filhas do Coração Imaculado de Maria, inspiradas na compaixão e misericórdia de Jesus, continuam a missão na área da saúde, fiel ao exemplo de Júlio Maria De Lombaerde.

As Irmãs Cordimarianas atuam em diferentes frentes de saúde:

HOSPITAIS
COMUNIDADES
INICIATIVAS AMBIENTAIS

Elas se dedicam ao cuidado com a vida, oferecendo tratamento, carinho e atenção às pessoas em situações de vulnerabilidade. No Hospital Flávio Ribeiro Coutinho, em Santa Rita/PB, as irmãs trabalham diariamente para promover a saúde e o bem-estar dos pacientes, que procuram, além da cura física, o bálsamo sagrado do acolhimento e da espiritualidade, que também faz parte do processo de recuperação.

Além disso, as Cordimarianas participam ativamente das políticas públicas de saúde, contribuindo para a melhoria dos serviços, especialmente para os pobres e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Elas também promovem formação contínua por meio de encontros, oficinas e cursos sobre saúde.

Cuidado com as irmãs idosas

A Congregação também cuida das irmãs idosas, que dedicaram suas vidas à missão. Elas são acolhidas com carinho nas casas especializadas para o cuidado das idosas:

Casa de Convivência Irmã Maria do Divino Coração, em Santa Rita/PB.
Casa Matriz, em Caucaia/CE.

Essas casas oferecem um ambiente acolhedor e atento às necessidades das irmãs, continuando a missão de compaixão e misericórdia que caracteriza a Congregação.

Projeto Irmã Cacilda

O Projeto Social Irmã Cacilda é dedicado a Deus, à vida e à comunidade. Ele busca ajudar na saúde e na prevenção de doenças, especialmente para aqueles que mais precisam.

Criado oficialmente em 2019, o projeto teve início em 2012 com um projeto de extensão do Grupo de Gestantes Irmã Cacilda. Na época, foi identificado o desejo de apoiar mães carentes, na comunidade de Santa Rita-PB, oferecendo um acompanhamento multiprofissional diferenciado. Além de cuidados de saúde, são fornecidas cestas básicas e kits de enxoval para recém-nascidos.

As Irmãs Cordimarianas, junto aos colaboradores, parceiros, voluntários e amigos, trabalham para ajudar as pessoas e comunidades que mais precisam na região, demonstrando Compaixão e Misericórdia.

plugins premium WordPress
Rolar para cima