É mais isolada e tem pouco contato com o mundo externo.
Inclui um período de reclusão, mas também envolve trabalho e interação com a sociedade.
Algumas comunidades religiosas combinam os dois tipos, enquanto outras se dedicam mais a um ou ao outro. O que todas têm em comum é a vida em comunidade, uma rotina que mistura trabalho, oração e estudos.
Dentro da Vida Religiosa, há vários “carismas” ou estilos diferentes. Cada um tem seu fundador, regras, uniforme (como hábitos ou símbolos) e atividades, mas todos compartilham o mesmo objetivo.
Assim, na Vida Religiosa, você encontrará franciscanos, jesuítas, dominicanos, vicentinos, beneditinos, agostinianos, carmelitas e nós, as Cordimarianas.
“A Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria se propõe a ser memória evangélica para a lgreja de Cristo, no testemunho da verdadeira fraternidade, a serviço do Reino assumindo o mandato do Senhor: “Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio”. ( Art. 26 Const.)
“A Religiosa Cordimariana é enviada como presença evangelizadora em qualquer campo de ação onde se fizer necessária essa presença compassiva e misericordiosa em comunhão com a Igreja. No exercício de sua missão, dedica-se à: evangelização, formação de lideranças, engajamento nas políticas públicas para promover a pessoa humana, no novo homem e na nova mulher, inspirada na missão do próprio Cristo”. ( Art.29 Const.)
